quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Salvador Dalí X Ana Carolina

Em uma das minhas "experimentações" em sala de aula, estava trabalhando Surrealismo com as turmas de 9º ano. Claro, umas das obras que mais chamaram a atenção dos alunos foi "A Persistência da Memória", de Salvador Dalí.


É impossível falar da obra sem mencionar o conceito de tempo. E depois de discutir e analisar a pintura em conjunto com os alunos, entreguei a eles a letra da música "O avesso dos ponteiros", da Ana Carolina. Procuramos entender o sentido, a mensagem da música e coloquei para tocar algumas vezes.

O avesso dos ponteiros – Ana Carolina

Sempre chega a hora da solidão

Sempre chega a hora de arrumar o armário

Sempre chega a hora do poeta, a plêiade

Sempre chega a hora em que o camelo tem sede

O tempo passa e engraxa a gastura do sapato

Na pressa a gente não nota que a lua muda de formato

Pessoas passam por mim pra pegar o metrô

Confundo a vida ser um longa-metragem

O diretor segue seu destino de cortar as cenas

E o velho vai ficando fraco e esvaziando os frascos e já não vai mais ao cinema

Tudo passa e eu ainda ando pensando em você...

Penso quando você partiu, assim, sem olhar pra trás

Como um navio que vai ao longe, nem se lembra do cais

Os carros na minha frente vão indo, eu nunca sei pra onde

Será que é lá que você se esconde?

Tudo passa e eu ainda ando pensando em você...

A idade aponta na falha dos cabelos, outro mês aponta na folha do calendário

As senhoras vão trocando o vestuário, as meninas viram a página do diário

O tempo faz tudo valer a pena, e nem o erro é desperdício

Tudo cresce, e o início deixa de ser início e vai chegando ao meio

E aí começo a pensar que nada tem fim, que nada tem fim...

Os alunos fizeram analogias entre a pintura e a música e por fim, criaram desenhos com lápis 6B em sulfite. Os trabalhos ficaram incríveis, ao contrário das fotos que tirei.............=(







Numa próxima oportunidade, vou propor que depois do desenho, os alunos criem uma obra tridimensional com material reciclável, a partir da ideia expressa no papel. Acho que vai ficar bem bacana, e vcs, o que acham?

6 comentários:

  1. http://pontocomarte.blogspot.com/2011/02/salvador-dali-x-ana-carolina.html

    ResponderExcluir
  2. isso to doida pra ver *-*

    ResponderExcluir
  3. Mto legal, achei bem interessante...
    Estou fazendo um trabalho sobre salvador dali, smpre fui fisurada nas pinturas dele e tbm sou mt fa da Ana sei tdas musicas decor, mas nunca havia imaginado q podia haver uma ligacao entre Salvador e as letras da Ana, bm interessante msm vc esta de parabens.

    ResponderExcluir